Fala Moçada do Guitar Coast!!! Hoje conversaremos sobre um
assunto que deve ser prioridade em suas questões musicais, profissionais e
guitarrísticas...
Bom, meus amigos... Parem e
pensem! Quantas mil coisas nós guitarristas temos que pensar e abordar na hora
de um show, um vídeo, um ensaio ou uma gravação? Muitas coisas! Tais como o que
falar, quantos takes gravar, qual equipamento priorizar, repertório, como tocar,
com quem tocar, etc... Mas, espere. Será que não estamos esquecendo de nada?
Não? Não mesmo?? Pense bem... Sim,
estamos esquecendo do TIMBRE!
Comecei a escrever dessa forma
para exemplificar uma realidade que vivemos! Muita gente não pensa diretamente
no timbre... E, quando pensa, acaba não pensando da forma correta. É preciso
saber como aproveitar melhor o seu som!
De onde vem o timbre? Das suas mãos!
Primeiro, de onde vem o timbre?
Logicamente, de suas mãos! Suas características físicas vão determinar certas
coisas, como leveza, sutileza e polidez do seu toque. Isso determina o quão “orgânico”
e expressivo pode ser sua forma de tocar! Timbre é uma coisa extremamente
importante, é sua marca registrada e isso sai de você!
Se observarmos bem, o timbre é
afetado diretamente por vários micro-detalhes que estão em suas mãos:
- A forma como você abafa as cordas (tanto com a esquerda quanto com a direita);
- Como você faz seus vibratos e bends;
- Como você puxa um harmônico artificial;
- A força e o ângulo da sua palhetada;
- Onde exatamente sua palheta toca as cordas (mais perto da ponte ou próximo ao braço);
- Como você combina ligados com palhetada, e outros detalhes.
- A forma como você abafa as cordas (tanto com a esquerda quanto com a direita);
- Como você faz seus vibratos e bends;
- Como você puxa um harmônico artificial;
- A força e o ângulo da sua palhetada;
- Onde exatamente sua palheta toca as cordas (mais perto da ponte ou próximo ao braço);
- Como você combina ligados com palhetada, e outros detalhes.
Claro que os equipamentos ajudam,
mas tudo começa com o refinar de seu toque e o uso de suas técnicas.
Podemos ver esse fato através de um grande guitarrista: Sr. Satriani! Autoridade musical... referência em boa musicalidade, técnica e timbre! O Satch se consagrou usando o amplificador Peavey 5150, originalmente elaborado por Eddie Van Halen, e depois passou a usar o Peavey JSX, e, recentemente, o Marshall JTM. Ou seja ele usou vários modelos de amps durante sua carreira, porém sempre tirou um som característico, um timbre familiar conhecido por seu admiradores. Bastam duas notas para você saber quem está tocando, independentemente do equipamento!
Agora, por que bastam duas notas?? Por causa do amp dele? Por causa de suas guitarras? Meus caros... não sejamos inocentes... Quantas mil pessoas usam Peavey, Marshall e Ibanez... são marcas extremamente fortes e de amplitude mundial... Se fosse dessa forma, todos teriam esse timbre! Então... é o toque! São movimentos e técnicas que a própria experiência lhe trazem!
Me lembro da primeira vez que me toquei
para essa questão de timbres. Exatamente uma década atrás, quando
assisti a uma apresentação do guitarrista Heitor Mazzotti em Piracicaba, cansado
de ouvir caras tocando muito igual durante anos, fui ver esse maluco fazer um
show tocando temas instrumentais e composições próprias. Aquilo foi impactante,
pois havia timbre... havia personalidade musical... e o amp do cara era um Mesa Boogie e a guitarra uma Ibanez! Um equipamento padrão para guitarristas de
metal!
Foi um show que eu sai com a cabeça embaralhada... Sem saber ao certo se eu
realmente tocava guitarra, ou dublava! Saí meio derrotado, mas pronto para
tentar vencer! Eu tinha acabado de ouvir um guitarrista com um timbre e uma musicalidade muito própria! Agora, por que isso? Porque ele tem uma técnica
impressionante... Não só isso, mas porque ele tem timbre,
originalidade, e identidade! E esse é o segredo dos grandes guitarristas.
Equipamentos e timbre
Mas aí, qual a real função de
nossos equipamentos? Por que então investimos tanto se o som realmente não está
só nos equipamentos? Vejamos.
Seu equipamento é um meio para
seu timbre fluir bem. Imagine um grande piloto de Fórmula 1, como Ayrton
Senna, que foi um gênio, um ídolo na sua profissão. Um grande piloto possui um
carro extremamente potente! Mas, se ele é bom mesmo, por que
não pilota um carro comum? É simples. Será que um carro qualquer trás a estabilidade
necessária em uma curva, e consegue ter o torque necessário em uma reta? Então,
é isso! O carro é uma ferramenta para ele executar da
melhor forma suas habilidades de guiar.
Voltando ao mundo da guitarra, nossos
equipamentos são ferramentas que usamos para conduzir da melhor maneira nossa
tocabilidade. O timbre vem de
nós, e o equipamento é um meio de conduzir isso.
Sempre tive a oportunidade de
tocar em vários amps, e digo a vocês, quando ligo minhas guitarras em um Mesa Boogie,
um Marshall ou um Peavey, sinto uma diferença muito grande na sonoridade do meu
timbre. Vejo que os amps caracterizam muito o timbre! Caracterizam, mas não
definem! Com a guitarra é a mesma coisa. Mas, quando plugamos guitarras diferentes no mesmo amp, percebemos que
a diferença entre elas é mais sutil.
Timbre e pedais de efeito
Sobre pedais... Ouço muitos enganos sobre isso.
Pedais não timbram! Eles apenas cumprem uma função e, por isso, são
chamados de pedais de efeito. Eles agregam pouquíssimo no seu timbre. Às vezes,
o pessoal se engana nesse ponto, achando que um pedal ou pedaleira vai lhe
trazer o timbre desejado... Não, ele agrega um determinado efeito, apenas isso!
Tudo continua soando através do seu amplificador e guitarra, somados a sua maneira de
tocar!
Uma dica de timbre em gravações
Já que o timbre não está nos pedais,
seja o mais simples possível numa gravação. Uma boa guitarra, um bom amplificador
e um bom cabo, assim você garante mais sinal no seu som. Efeitos podem ser
adicionados através de plug-in's depois na hora da edição.
As dúvidas mais frequentes
Agora, vou aproveitar certas
dúvidas clássicas que sempre surgem para continuar a escrever esse artigo. É
legal fazer dessa forma para nos concentrar nas principais dúvidas do pessoal!
É possível extrair um bom timbre de equipamentos mais baratos?
Não vou dizer que é algo
impossível, mas um equipamento de baixa qualidade compromete seu timbre. A
construção e componentes de determinado equipamento podem te prejudicar na
qualidade do som que acaba interferindo na maneira que seu timbre é trabalhado!
Quero comprar certo equipamento (guitarra, amplificador ou
pedal), pesquisei e assisti a muito reviews. Estou seguro do produto que vou
comprar?
Muita atenção nesse ponto!
Lembre-se que o review que você está assistindo trás um determinado músico
extraindo as sonoridades de um equipamento de acordo com suas próprias
características musicais! Pode ser que, ao adquirir o equipamento, você sinta
certas diferenças nos timbres.
Guitarrista bom tira som de “qualquer” coisa?
A princípio, sim! Mas, com certeza,
um cara que toca bem terá escolhas mais seletas e pensará mais na qualidade
daquilo que sai de seus falantes.
Timbre é algo que trás muitas
dúvidas e velhos mitos que hoje em dia já não fazem mais sentido. Muitas coisas
mudaram, novas coisas foram agregadas, mas ainda temos um fator determinante no
timbre: o próprio guitarrista. É dessa forma que muitos guitarristas se tornaram
ícones, por trazer uma forma totalmente particular na hora de tocar.
Nunca vi ninguém ser reconhecido
por conseguir timbrar igual o Steve Vai! Mas sempre vi caras serem enaltecidos
por possuir uma musicalidade própria e é disso que temos que correr atrás! Esse
é o tal segredo!
Lembre-se: tudo parte da gente, equipamentos e afins são artefatos que com o tempo vamos descobrindo para melhorar a condição de nossos timbres.
Lembre-se: tudo parte da gente, equipamentos e afins são artefatos que com o tempo vamos descobrindo para melhorar a condição de nossos timbres.
Autor: Ramon Domingos
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Bons estudos!
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