Quando Beethoven escreveu a famosa nona sinfonia em 1824, aos 54 anos de idade, ele já estava surdo havia dez anos. Muitos se perguntam como ele foi capaz de compor uma das músicas mais admiradas de todos os tempos sem nem conseguir escutar. Como ele sabia quais notas escrever no papel?
A resposta para essas perguntas não é simples,
pois ninguém sabe como funcionava a mente desse gênio. Mas há fatos importantes
que conhecemos sobre Beethoven. Ele tinha desenvolvido, ao longo de sua vida,
uma Percepção Musical muito avançada. Não só ele tinha um Ouvido Absoluto, como
também tinha Ouvido Relativo.
Neste artigo, você aprenderá:
- O que significa Ouvido Absoluto
e Ouvido Relativo;
- Qual é a importância da Percepção
Musical para solar na guitarra;
- Como treinar para ter Ouvido
Absoluto e Ouvido Relativo.
O que é Ouvido Absoluto?
A pessoa que tem Ouvido Absoluto possui
uma habilidade muito especial. Ao escutar qualquer som, ela consegue imediatamente
dizer qual é a nota musical sendo tocada. É uma memória sonora muito forte. Ao
ouvir uma música no piano, ela pode dizer com precisão o nome de cada nota: Dó,
Mi, Fá, etc. Mas não é só isso. Por incrível que pareça, qualquer ruído no
dia-a-dia, como um telefone tocando, uma buzina na rua, ou um bebê chorando
também é rapidamente reconhecido. O telefone toca, e ela identifica: “Isto é um
Lá”.
Já se nasce com Ouvido Absoluto?
Existem dois grupos de pessoas
com esta habilidade. Um grupo são as pessoas que já nascem com esse dom e que,
geralmente, na infância, seu pais percebem isso e incentivam a criança a tocar
algum instrumento e aprender música. E o outro grupo são as pessoas que tem
facilidade e gosto pela música e que acabam desenvolvendo essa habilidade com o
auxílio de um professor e bastante exercício.
Existem diferentes tipos de Ouvido Absoluto
O Ouvido Absoluto se manifesta de
formas diferentes em cada pessoa. Umas conseguem dizer o nome de qualquer nota
em menos de um segundo; outras precisam refletir um pouco antes de responder.
Umas acertam sempre; outras erram de vez em quando. Umas conseguem reconhecer
notas em qualquer instrumento; outras só conseguem reconhecer as notas no
instrumento que estão acostumadas a tocar.
Há ainda outras formas de Ouvido
Absoluto, que não seguem a definição ao pé da letra. Por exemplo, o guitarrista
que tem facilidade de tirar músicas de ouvido, ao escutar uma música, ele já
sabe exatamente onde encontrar as notas na guitarra. Apesar de não saber dizer
o nome das notas de ouvido, há uma memória sonora muito forte, e a resposta
motora é imediata. A pessoa lembra-se da sensação física de tocar aquela nota.
Qual é a utilidade do Ouvido Absoluto?
Uma das vantagens é que fica mais
fácil de tirar músicas de ouvido, sem precisar ler partituras, cifras ou
tablaturas. Além disso, na hora de compor, a pessoa pode escrever as notas sem
precisar estar com o instrumento na mão para verificar as notas. Fica mais
fácil também de se comunicar com outros músicos, principalmente durante ensaios com sua banda.
Para guitarristas, o Ouvido
Absoluto pode ser bastante útil na hora de solar e improvisar, pois além de
feeling e criatividade, é necessário saber onde no braço da guitarra estão as
notas que você está imaginando.
Todo músico precisa ter Ouvido Absoluto?
Apesar de ser uma habilidade
desejada, não é necessário ter Ouvido Absoluto para ser um grande músico. É
preciso deixar claro que Ouvido Absoluto não faz você tocar melhor, e também
não faz ser mais criativo.
Um exemplo famoso é o maestro
Arturo Toscanini, que foi um dos principais maestros do século XX. Além de não
ter Ouvido Absoluto, ele chegava a desafinar na hora de cantarolar as melodias.
Mas isso não o impedia de realizar seu trabalho com perfeição. Isto é, não ter Ouvido
Absoluto não é uma limitação.
Além disso, algumas pessoas que possuem Ouvido Absoluto, apesar de gostarem desse dom, dizem que pode ser cansativo perceber todas as notas, ao invés de simplesmente apreciar uma música.
Esse talento, no entanto, é
extremamente útil para alguns músicos, como os vocalistas, que precisam
imaginar o som antes de emiti-lo com a voz. Do contrário, a nota cantada será
errada. Em instrumentos como trombone e trompete, ocorre algo semelhante. Há
também instrumentos de cordas, como violino e violoncelo, que não tem as notas
indicadas pelos trastes, como a guitarra. Assim, podemos ver que guitarristas e
violonistas necessitam menos dessa habilidade, pois é fácil de visualizar as
notas e escalas no instrumento.
Lembre-se também que ter Ouvido
Absoluto não significa ter um ouvido musical. Para desenvolver um ouvido
musical, que é essencial para um músico, é mais importante desenvolver o Ouvido
Relativo e treinar Percepção Musical.
O que é Ouvido Relativo?
Ter Ouvido Relativo significa
conseguir dizer quais são os intervalos entre as notas. Por exemplo, você
escuta duas notas, Dó e Ré, e, apesar de não conseguir identificar quais notas
são, você consegue perceber que há um intervalo de 1 tom entre elas. Ou, se tocarem
Dó e Mi, você percebe que se trata de um intervalo de 2 tons.
A pessoa que não tem Ouvido
Absoluto, mas tem Ouvido Relativo, consegue identificar as notas de uma música
se tiver uma nota como referência. Imagine que alguém toque uma nota e diga
para você que é um Dó. Em seguida, ela toca um Mi, mas sem te dizer qual é a. Como
você tem Ouvido Relativo, você percebe que esta nota está dois tons acima da
nota anterior, que era um Dó, e rapidamente conclui que a segunda nota tocada
foi um Mi.
O Ouvido Relativo ajuda muito na
hora de tirar uma música de ouvido, pois, depois de identificar qual é a
primeira nota, você logo vai encontrando as notas seguintes.
O Ouvido Relativo é importante
por ser a capacidade de perceber as relações entre as notas musicais - isto é,
os intervalos. Música é feita de intervalos. São eles que geram os sentimentos
que a música proporciona.
Um exemplo são os acordes. Qual a
diferença entre acorde maior e menor? O acorde maior tem uma sonoridade aberta
e alegre, enquanto o acorde menor tem uma sonoridade fechada e séria. Mas
falando das notas, a única diferença é que o acorde maior tem uma terça maior
(intervalo de dois tons em relação à tônica), enquanto o acorde menor tem uma
terça menor (intervalo de um tom e meio em relação à tônica). Percebeu como pequenas
diferenças nos intervalos mudam tudo?
O que é Percepção Musical?
Percepção Musical é perceber como
os sons formam uma linguagem musical. A
música é algo complexo, formado por elementos como melodia, ritmo e harmonia. Desenvolver
sua Percepção Musical é se tornar cada vez mais capaz de distinguir esses
elementos.
Todos nós temos algum nível de
Percepção Musical e, quanto mais ouvimos e tocamos música, mais “musicais” nos
tornamos. É possível ser um excelente músico, como é o caso de centenas de
artistas famosos, apenas aprendendo o básico e depois se guiando pelo feeling
e criatividade. Mas, aqueles que estudam e treinam a fundo a Percepção Musical
acabam desenvolvendo habilidades bem mais avançadas, como: conseguir
identificar escalas ao escutar melodias, saber identificar acordes numa música,
identificar campos harmônicos, e identificar ritmos complexos.
Como treinar Ouvido Absoluto, Ouvido Relativo e Percepção Musical?
Existe uma forma muito simples de
treinar seu ouvido e você pode começar hoje. Independentemente se você quer ter
Ouvido Absoluto, Ouvido Relativo, ou apenas melhorar um pouco sua Percepção
Musical, o caminho é o mesmo: Solfejo.
Percepção Musical é um ramo de
estudo bem amplo e profundo, ensinado ao longo de anos por professores de
música. Mas, mesmo sem fazer aulas de música, você também pode desenvolver seu
ouvido e Percepção Musical. Para treinar tudo isto que falamos aqui neste
artigo, basta começar a praticar Solfejo.
O que é um Solfejo? É difícil?
Talvez você não conheça ou não
tenha muita prática com Solfejo, por isso vamos com calma, entendendo uma coisa
de cada vez. Você verá que é fácil.
Solfejo é a leitura da partitura
através do canto. Você olha as notas na partitura e as canta ao mesmo tempo. É
preciso também cantar as notas no ritmo certo, indicado na partitura. Mas é
possível praticar Solfejo mesmo sem partitura. Se você toca piano, pode
praticar com um piano. Se toca guitarra, pode treinar com uma guitarra. Em
qualquer situação, você precisa ter um instrumento afinado para ter as notas
certas como referência. É por isso, que muitos vocalistas praticam com um piano
ou teclado.
Como Treinar Solfejo?
Vamos ver abaixo dois exercícios simples
que você pode fazer sozinho. Ambos desenvolverão sua Percepção Musical.
Exercício para Ouvido
Absoluto: quando for afinar seu violão ou guitarra (sempre usando um
afinador), tente memorizar o som das 6 cordas, uma de cada vez. Primeiro, toque
a nota, e depois, cante esta nota, tentando imitar o som com perfeição. Por
exemplo, quando tocar a corda Lá, cante “Lááá”. Faça isso todo dia e, aos
poucos, perceberá que conseguiu gravar em sua memória esses 6 sons. Comemore
quando não precisar mais do afinador!
Exercício para Ouvido Relativo:
Na quinta corda do seu violão ou guitarra, toque a escala de Dó Maior, composta
pelas notas Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si. A cada nota que tocar, pare e cante
esta nota: “Dóóó. Rééé. Miiii. etc”. Esse é só o aquecimento. Depois, inverta as
notas, mas sempre começando pelo Dó, “Dóóó. Miii. Rééé. Fááá. etc”. Isso
treinará sua capacidade de perceber os intervalos entre as notas. Sempre toque
a nota primeiro, e depois, tente cantar igual. No final do exercício, você pode
se desafiar a cantar as notas antes, e depois tocá-las para ver se está
acertando.
Depois de se acostumar com esses
dois exercícios, poderá criar variações, treinando em outras cordas, com
diferentes intervalos, e aumentando o grau de dificuldade. Tenha persistência e
pratique bastante.
Dicas e lembretes finais
Comece a tirar músicas de ouvido utilizando
nossa lista
com mais de 90 músicas fáceis de tocar no violão. Para memorizar as notas
corretamente, lembre-se de sempre afinar seu instrumento. E compre cordas novas
regularmente, pois elas perdem a afinação.
Conclusão
Agora, lembre-se da história que
contei sobre Beethoven no primeiro parágrafo deste artigo, e reflita sobre o
seguinte: não é preciso ter Ouvido Absoluto para compor músicas. Beethoven
tinha uma facilidade incrível de escrever as notas no papel, registrando-as
para toda a eternidade. Mas a sua verdadeira genialidade estava em sua criatividade e imaginação para criar belas músicas.
Autor: Emiliano Gomide
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Referências:
The Real Easy Training Book, by Roberta Radley
Beginning Ear Training, by Gilson Schachnik. Berklee Press
Documentário "Escuta Só: Ouvido Absoluto"
https://tutoriaisemmusica.wordpress.com/
http://www.good-ear.com/
http://www.perfectpitch.com/
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